quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sacolas Plástiicas - O que há por trás do banimento

Sacolas Plástiicas



O que há por trás do banimento
As grandes redes de supermercados no Brasil estão na mão de TRÊS empresas:
uma americana, uma européia e uma brasileira.
Tanto na Europa como nos EUA a prática cultural é
de “vender” as sacolas nas saídas-de-caixa e não
de se “dar” as sacolas plásticas. No Brasil é o
inverso, não se cobra pelas sacolas, independente
do valor ou do volume da compra e até mesmo da
quantidade de sacolas usadas.

Na verdade o SUPERMERCADO não quer eliminar as
sacolas para SALVAR o PLANETA, quer ganhar DINHEIRO
com a venda delas, ou seja, o que é “CUSTO” passa a ser
“RECEITA”, e com isso dar mais lucro para seus donos.

Entendeu agora porque os outros produtos
plásticos não sofrem o mesmo problema da sacola?
Embora feitos de plástico e acabem no lixão do
mesmo jeito que a sacola, eles dão um bom lucro
quando vendidos.

Para “fazer a cabeça” do povão os supermercados atacam em 3 frentes:

Governo
Incentivar ($$$) prefeitos, vereadores,
governadores e deputados para que criem
leis e decretos proibindo as sacolas e
também ameaçando os estabelecimentos
com a cassação de alvarás e multas, tudo
isso no sentido de desencorajar o uso das
sacolas plásticas;

Mídia

você acha que TVs e jornais irão contra seus
grandes anunciantes? Eles reportam
escancaradamente através de “merchandising”
em prol de uma ou outra grande rede e atacam
as sacolas culpando-as por todos os tipos de
problemas: enchentes, poluição, sufocamentos, desperdícios, etc.;

Modismo Ecológico
aproveitando-se do momento VERDE, embute-se como
“salvador do planeta” qualquer coisa que seja tida
como ecologicamente correta, ainda que não seja
verdade, e por outro lado, como vilão qualquer coisa
que ouse ser de opinião contrária, que neste caso são
as sacolas plásticas.
Note que o supermercado NÃO CONDENA da mesma maneira as embalagens plásticas de
bebidas, refrigerantes, produtos de limpeza, embalagens metálicas, latas, pilhas/baterias,
absorventes higiênicos, fraldas descartáveis e etc., por causa do LUCRO que dão!!
FIQUE ATENTO

Os supermercados estão usando o meio-ambiente como desculpa para
LUCRAR mais e quem vai pagar a conta somos nós.



Governo , Associações de Classe´s - Todos manipuladores -

4 comentários:

  1. Bom dia Sidney!

    Realmente acredito que essa campanha tem a ver com ganhar mais dinheiro, mas somos obrigados a comprar sacolas dos mercados. Podemos aproveitar essa da campanha dos grandes mercados e dizer a população que não comprem sacolas nos mercados, que utilizem de outros meios e mais, com certeza as pessoas economizaram, já que estarão pagando pelas sacolas. Penso que podemos aproveitar esses tipos de situções para refletirmos e mudar nossas atitudes.

    Att,
    João

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    Respostas
    1. Concordo com você, essa deveria ser uma ação "cultural" e não imposta - Valeu por comentar

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  2. Supermercados desrespeitam acordo sobre sacolinhas plásticas

    SÃO PAULO - No primeiro dia útil de vigência do prazo de dois meses para os supermercados continuarem a distribuir embalagens aos clientes, lojas da capital desrespeitaram o acordo firmado na sexta-feira com o Ministério Público Estadual e o Procon-SP. Mercados continuaram vendendo a sacola biocompostável por R$ 0,19 e deixaram de oferecer como alternativa a sacola reutilizável - que deveria ser vendida por R$ 0,59.


    Evelson de Freitas/AE
    Uziel de Oliveira comprou sacolinha que logo rasgou
    A reportagem flagrou atendentes tratando consumidores de formas distintas em três supermercados de grande porte nas zonas norte e oeste. Alguns receberam caixas de papelão. Outros saíram com as sacolas plásticas antes banidas. E houve quem reclamasse de falta de opção e fosse obrigado a levar cada um dos itens da compra nas mãos.

    “Um absurdo. A atendente falou que eu tinha de procurar caixote de papelão pela loja”, reclamou o comerciante Sidney Elias, de 46 anos. “A medida é antipática e não resolve o problema. Precisa investir em coleta seletiva”, disse o aposentado Nelson Citro, de 62, com produtos jogados no fundo do carrinho.

    Despreparadas, as lojas ainda se organizam para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que as obriga a fornecer embalagens adequadas por mais 56 dias. Caixotes de papelão de diversos tamanhos estão sendo estocados nas caixas registradoras fora de funcionamento ou na entrada dos corredores.

    Em geral, os atendentes só oferecem alguma embalagem a quem solicita. A despeito da preferência dos consumidores pelas sacolinhas, as lojas nesta segunda-feira, 6, distribuíam primeiro caixas de papelão. O servidor da Justiça Federal Uziel de Oliveira, de 44 anos, foi obrigado a pagar por cada uma das três sacolas biocompostáveis que levou - uma rasgou logo que ele embalou a mercadoria. “Eu sabia do acordo e pedi de graça, mas não deram”, disse.

    O presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi, admite que muitos donos e funcionários de supermercados estavam confusos na segunda-feira. E atribui as dúvidas às mudanças trazidas pelo acordo com o MPE e o Procon-SP, na semana passada. “Ainda não houve tempo para instruir todo mundo. Até o fim da semana, tudo estará funcionando.”

    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,supermercados-desrespeitam-acordo-sobre-sacolinhas-plasticas,832269,0.htm

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  3. Pesquisa mostra que quase 70% dos paulistanos querem a volta das sacolas plásticas nos supermercados



    http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/pesquisa-mostra-que-quase-70-dos-paulistanos-querem-a-volta-das-sacolas-plasticas-nos-supermercados-20120522.html

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