quarta-feira, 25 de maio de 2011

Uma piada, as outras não



Primeiro vou contar (reproduzir) uma piada, só para descontrair:

“Uma mulher foi levada às pressas para o CTI de um hospital. Lá chegando, teve a chamada “quase morte”, que é uma situação pré-coma, e, nesse estado, encontrou-se com a morte.
- Que é isso? – perguntou. – Eu morri?
- Não, você morrerá daqui a 43 anos, 8 meses, 9 dias e 16 horas.
Ao voltar a si, refletindo sobre o tempo que ainda tinha de vida, resolveu ficar ali mesmo, para fazer lipoaspiração, plástica nos seios, no rosto, no nariz, e na barriga. Também aproveitou para tirar todos os excessos, as ruguinhas e tudo mais que podia mexer para ficar linda e jovial.
Após alguns dias, ao atravessar a rua, veio um veículo em alta velocidade e a atropelou, matando-a na hora. Ao se encontrar com a morte, ela perguntou:
- Puxa, você me disse que eu tinha 43 anos de vida. Porque que eu morri depois de toda aquela despesa com cirurgias plásticas?
A morte aproximou-se bem dela, olhou-a diretamente nos olhos e respondeu.
- Criatura do céu, eu não te reconheci!”

Penso que as piadas deveriam ter o nome da autoria grifada em negrito. Mas geralmente elas nos chegam anônimas, de autor desconhecido ou já incorporadas ao anedotário popular, sem distinguir sua origem. Enfim... o que considero uma lástima.

Pués bien... essa é uma piada (escolhida entre milhares), mas existem outras que não são! O enriquecimento do ministro Palocci. O ataque a camareira africana pelo todo poderoso presidente do FMI. O projeto FICHA LIMPA que já deveria ter sido implantando em todos os 5.562 (obrigado IBGE) municípios brasileiros e ainda não foi. As máfias escondidas no serviço público. A chegada ao nosso estado do Óxi, mais outro veneno, que inclui gasolina e querosene, além do cal virgem em sua composição. São alguns exemplos, entre outros milhares de acontecimentos que afetam nossa existência.

A relação que faço nesse texto com essa piada da vaidade, que citei no início é simples. Não se pode enganar a todos o tempo todo. Pode-se usar uma maquiagem falsa por determinado tempo. Estamos aqui de passagem, todos nós. Todos. Eu, você, a mulher da piada, o seu Palocci, o vizinho da esquina, o prefeito que elegemos, nossos amigos e nossos inimigos. Existem piadas criativas que nos fazem rir além da conta. Mas existem outras que parecem piadas, mas não são.

Não deixe de viver cada minuto de sua vida com intensidade, nem se deixe (em hipótese alguma) abater pelo pessimismo. Não tenha medo da morte. A morte é uma passagem... Abra seus olhos para as coisas ruins e as pessoas ruins que estão bem ao seu lado. Cuide-se dos vivos, dos muito vivos e dos dois lados, ao atravessar a rua!

Por Régis Mubarak
www.regismubarak.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário