sábado, 5 de março de 2011

Cargill reforça vendas em R$ 700 mi com atomatados da Unilever

A Cargill concluiu a compra do negócio de produtos de tomate da Unilever no Brasil, cujo acordo de aquisição foi firmado em setembro do ano passado por aproximadamente R$ 600 milhões. A operação é parte da estratégia da empresa em continuar a expandir sua atuação no varejo brasileiro.
O negócio garante à Cargill a diversificação de seu portfólio no setor de alimentos, com a inclusão de marcas fortes e reconhecidas no mercado, como as de molho de tomate Pomarola e Tarantella, as de extrato de tomate Elefante e Extratomato e de polpa de tomate Pomodoro, e traz para a operação da companhia a fábrica processadora de tomates instalada em Goiânia (GO).
De acordo com dados da Nielsen, o mercado brasileiro da categoria de tomates apresentou um crescimento de 16,2% em valor entre os anos de 2007 e 2010. “Acreditamos que, à medida que o Brasil continuar a crescer, o mercado doméstico se tornará cada vez mais robusto e um número maior de consumidores experimentará novos produtos alimentícios”, afirma Sérgio Rial, vice-presidente sênior da companhia e diretor regional para América Latina. Segundo ele, “essa entrada no mercado de atomatados ajuda a Cargill a estar mais presente na vida do consumidor brasileiro e mais próxima de seus clientes no setor de varejo, que agora contam com um portfólio Cargill mais completo de produtos de qualidade”.





De acordo com Marcelo Martins, presidente da Cargill no Brasil e líder da Unidade de Negócio Cargill Foods Brasil – área responsável por produtos de consumo –, “a decisão pela entrada no setor de atomatados levou em consideração alguns critérios, como a compra de marcas fortes, que nos ajudarão a ganhar mais volume no varejo brasileiro e, consequentemente, a ampliar nosso portfólio com marcas conceituadas, que complementam o leque de opções de produtos Cargill já reconhecidos e renomados, como os da marca Liza, Purilev, Mazola, entre outros”.
Com o novo negócio, a Cargill pretende aumentar o faturamento da Unidade de Negócio Cargill Foods Brasil. “Os derivados de tomate, como molhos e extratos, são a sétima categoria mais importante de produtos alimentícios não-perecíveis de grande penetração domiciliar (mais de 70%) e com alta frequência de compra. Considerando que óleos é a segunda (categoria), a Cargill passa a estar presente em duas das categorias mais relevantes do consumo alimentício brasileiro”, explica Rubens Pereira, gerente geral da Unidade de Negócio Cargill Foods Brasil.
Unidade de molhos, extratos e polpas de tomates
Localizada em Goiânia (GO), a fábrica de processamento de tomates conta com aproximadamente 800 profissionais que trabalham diretamente no negócio e todos eles foram transferidos para a Cargill. Além disso, a empresa contratou cerca de 120 novos funcionários em todo o país para dar suporte à sua nova operação de atomatados e demais produtos de consumo.

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